Edição #62 do Ainda Sem Nome no ar, pegando carona na questão do adeus da Dilma Bolada. Também falamos sobre o Facebook começando a disponibilizar vídeos como imagens de perfil e o Twitter pensando em disponibilizar postagens com mais de 140 caracteres, o que tem a ver com as nossas discussões sobre centralização. Claro, tem alguns off-topics muito relevantes. 😉
Agradecimento aos comentaristas:
Eduardo Elias
Lucas Valadares
Links da postagem:
Vancouver Never Plays Itself https://www.youtube.com/watch?v=ojm74VGsZBU
Notícia – Manual do Usuário: http://www.casadosfocas.com.br/um-manual-para-ler-noticias/
http://www.otempo.com.br/interessa/tecnologia-e-games/facebook-vai-passar-a-aceitar-v%C3%ADdeos-como-fotos-de-perfil-1.1126665
http://qz.com/333313/milliions-of-facebook-users-have-no-idea-theyre-using-the-internet/
http://recode.net/2015/09/29/twitter-plans-to-go-beyond-its-140-character-limit/
http://www.slate.com/blogs/future_tense/2015/09/29/twitter_s_140_character_limit_isn_t_going_away_here_s_what_s_really_happening.html
If I’m right, this Twitter product will be analogous to Facebook’s Instant Articles, which are published by major third-party news sites but hosted on Facebook, so that you don’t have to leave the social network to read them. The idea is for publications to reach readers directly on the app, rather than forcing them to leave Facebook or Twitter and load a cumbersome website in order to get the full story.
If that’s the case, no one should be particularly surprised by this, let alone scandalized. “Distributed content” is a major trend in publishing, and Apple’s recent embrace of ad-blocking technology is likely to accelerate it. Besides, Twitter already allows tweets to “go beyond” 140 characters in all manner of ways, from photos to article previews to tweets that embed other tweets.
Comentário do Caio: O engraçado é que quando eu coloquei o link para a notícia de que o Twitter iria retirar o limite de 140 caracteres (https://www.facebook.com/facabomusodarede/posts/1491946544435230?pnref=story), praticamente todo mundo que comentou foi contra.
1 – Eu vejo como uma coisa meio errada pensar que a Dilma Bolada recebe(ia) dinheiro do governo. Isso pra mim se chamaria rabo preso. Mas agora que o dinh… amor acabou, talvez as postagens se tornem um pouco mais ácidas.
2 – Prevejo que o Facebook vai virar uma zona com imagens animadas como foto de perfil.
3 – Acho válida a proposta do twitter de não contar os caracteres de nome de usuário, pois assim tanto o @zé quanto o @josédasilva teriam a mesma quantidade de caracteres para receber como resposta. Claro que eu acho que isso deveria ser liberado para 1, no máximo 2 usuários por tweet. a mesma coisa pros links, não contar os caracteres do primeiro link da postagem ia ser bacana.
Agora, liberar pra infinitos caracteres não seria legal mesmo não.
Eu discuto na Internet desde os anos 90 e adoro. Eu gosto de debates e mesmo discutindo com babacas posso tirar algum proveito, seja pesquisando mais sobre o assunto ou até recebendo alguma eventual informação que eu não conhecia.
Sabia que mais cedo ou mais tarde os GIFs animados iriam chegar no Facebook e no Twitter! Sempre foi uma vantagem do Tumblr e o pessoal adorou. E é uma mídia natural, porque é um recorte de informação visual. É para um vídeo o que um tuíte é para um “textão”.