Véspera de feriado, amigos! Adiantamos a edição desta semana exatamente por conta do Corpus Christi. Esperamos que não se importem. 🙂

Agradecimentos ao Narcélio e Camponez pelos comentários na edição passada! Comente você também utilizando a caixa de comentários desta postagem, nas redes sociais ou através do Telegram no (31) 99975-0835. 🙂

Neste episódio, resolvemos fazer as coisas um pouco diferentes. Começamos falando novamente do episódio #586 do This American Life, desta vez com o viés da narrativa e como as pessoas fazem as coisas simplesmente porque falaram que elas devem ser feitas dessa forma.

E isso nos lembrou de um TED talk bem famoso, o da escritora Chimamanda Adichie que fala do perigo de uma única história.

Finalmente, falamos de como as narrativas únicas são prejudiciais nesta discussão política dos dias atuais.

Escute, comente e compartilhe!

Leave a Reply

One comment on “Ainda Sem Nome #92 – Os opostos no espectro político e a narrativa única

  1. A falada Chimamanda Adichie é incrível.
    Deixa claro como que uma ideia que é crida e recontada várias vezes pode passar a ser tida como uma “verdade”, especialmente quando somos jovens.
    Esse vídeo em particular me incomoda muito sempre que o vejo, pois é difícil perceber quais “verdades” nós temos e não vemos.
    Eu não acho que as pessoas sejam, pelo menos a princípio, de tudo preconceituosas. Acredito que essa “verdade” em algum ponto é dita e absorvida, e assim, passa a existir para quem as ouve.
    E bem, isso vai sendo desconstruído na vivencia com outras pessoas, outras realidades, outras culturas. Mas existe uma grande porção de pessoas que não tem esse contato com os Outros e não tem suas Verdades questionadas.
    Esse é o maior desafio, pois o exercício de entender o outro implica em se expor. E algumas pessoas simplesmente não aceitam e se fecham no seu mundo, seu conforto.

Ainda Sem Nome © 2015