Final de ano movimentado nas interwebs. Muita coisa acontecendo e 2013 promete ser agitado. Ontem (18/12/2012) tivemos duas notícias que movimentaram a rede. A primeira foi a mudança nos termos de uso do Instagram e o anúncio da Gradiente de que é detentora da marca iPhone no Brasil.
O que isso significa? Ouça este episódio para descobrir! 🙂
A polêmica da mudança dos termos de uso do Instagram
→ http://goo.gl/LkR31
Iphone da Gradiente
→ http://goo.gl/0IE9C
→ http://goo.gl/FxTjh
A Universidade de Washington usa WordPress para gerenciar seu site
→ http://goo.gl/4rzrf
Plus…
A Newsletter da Dreamhost
→ http://goo.gl/4tGuH
Como sempre, a trilha veio daqui: http://www.danosongs.com/
WordPress:
Muita gente não consegue ver o trabalho que dá as customizações do WordPress, já que é tão simples iniciar um blog com as configurações padrões. Talvez por isso eles escondam que estão usando WordPress ou tentam partir para o desenvolvimento do próprio CMS.
Dei uma olhada no tema que a Universidade liberou e tem funcionalidades bem legais. O maior problema dele, assim como é da maior parte da galera que usa o WP como um CMS é não fazer as alterações de segurança e de performance necessárias.
O WP ao longo do tempo vai ficando pesado demais, principalmente nas requisições ao banco. Ai temos que fazer muita customização pra coisa andar bem. Claro que isso vai depender do quanto de acesso o site recebe. Sobre fazer o próprio CMS, geralmente é uma decisão furada.
Caio, falando em WP, altera por favor a quantidade de posts no Feed de vocês. Configura para mostrar todos os posts e não o limite baixo que está lá (acho que 10). É bom pra quem cadastra no iTunes e quer ver e ouvir os antigos.
Apesar de achar bastante válido dar os créditos ao WordPress, várias fontes recomendam remover todas as referências ao WordPress e à versão utilizada do site por razões de segurança. Foi uma das medidas (além de usar o Better WP Security) que tomei após começar a ser atacado por “ráquers” do oriente médio.
Gradiente pilantra!
Sobre o instagram: me parece que a reação foi apressada e os mesmos argumentos foram repetidos de novo e de novo sem que (quase) ninguém lesse os termos com atenção para analisar se era esse mesmo o caso.
Agora que eles já responderam e a poeira já baixou, aparentemente era só um caso de “sua foto pode aparecer na publicidade do instagram”. O que é um termo bem menos agressivo que “venderemos suas fotos”.
Eu entendo a reação das internets. E foi certo reclamar, é bom que eles ajustem o texto. Mas fico com a impressão que 99% das pessoas reclamou sem saber do que estavam reclamando em primeiro lugar.
O WordPress é realmente um verdadeiro exemplo de colaboração e coletividade. O legal é que além do conhecimento na plataforma ser muito valorizado, a colaboração entre os desenvolvedores é muito grande nos fóruns.
Onde eu trabalho estamos começando a usar o SharePoint e sinceramente até o momento ainda não vi nada nele que supere o WP.