Décimo-oitavo episódio! Desta vez, chegando um pouco mais cedo na semana com  assuntos que (esperamos) sejam relevantes e interessantes 🙂

Os agradecimentos aos comentadores da edição passada:

(o motivo de eu não ser mais amigo do Kim Dotcom: http://www.smh.com.au/digital-life/games/megauploads-kim-dotcom-loses-call-of-duty-top-spot-while-in-prison-20120130-1qpcm.html 🙂 )

Neste episódio, apesar da chuva em BH, comentamos:

00 – Rubinho, a SOPA e os jornalistas “amigos”
http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/01/fala-rubens-4/

01 – Timeline do Facebook
http://www.wbur.org/npr/145733245/facebook-timeline-brings-the-past-back-to-the-future
remarkedly.com/2012/01/29/the-real-problem-with-facebooks-timeline/
http://gigaom.com/2011/11/26/10-years-gigaom/

02 – Sobre o conteúdo de blogs corporativos (sugestão do Everaldo Vilela)
O que deve ser conteúdo interno (para público interno) e o que é conteúdo externo (para o público geral)? Deve haver diferenciação? Será que conteúdo para público interno cabe em um blog corporativo aberto a todos?

Conteúdo de blogs corporativos diminuindo…
http://www.readwriteweb.com/enterprise/2012/01/blogging-declines-across-the-i.php

03 – Google search + your world
http://techcrunch.com/2012/01/23/facebook-and-twitter-engineers-fight-google-search-plus-your-world-with-dont-be-evil/

http://searchenginewatch.com/article/2141420/How-Google-Search-Plus-Your-World-is-Changing-SEO
http://techland.time.com/2012/01/19/search-plus-your-world-googles-risky-gambit/
http://www.techrepublic.com/blog/google-in-the-enterprise/google-search-plus-your-world-isnt-an-invitation-its-a-policy/778

Leave a Reply

14 comments on “Ainda Sem Nome #18 – Rubinho, Facebook, Blogs corporativos e Google search + your world

  1. Helena Belintani Shigaki Jan 31, 2012

    Ótimos comentários! Hoje foi rapidinho hein!

    Sobre o facebook, lembro que li uma reportagem (não lembro a fonte) onde comentaram que é possível selecionar as pessoas que leem suas postagens, por meio dos grupos. Isso vocês já falaram… Mas, até mesmo para as notícias antigas ou fotos, é possível mudar e direcioná-las a um certo grupo. A visualização do perfil, os amigos, enfim..
    Vi uma também, recente, no site da Abril, criticando quem faz isso! Pois, para eles, o “chefe moderno” não fica perdendo seu tempo checando o que você faz ou fez da sua vida, no facebook!
    Sei, até parece que não fica hein! rs

    Agora, vocês viram que bacana o que a Google tem feito para as empresas? Site com domínio gratuito em parceria com a Yola (somente para os primeiros inscritos, depois o preço aparece – mas é baixo), e-mails com domínio a menos de R$10,00 por mês (por conta) e outros aplicativos que eu ainda não tive tempo de ler.
    Achei super bacana!

    Abraços!!

    • Helena Belintani Shigaki Jan 31, 2012

      O site se chama “Conecte seu negócio”: http://www.conecteseunegocio.com.br/

      Já o site de aplicativos para empresas que a Google oferece, é este: http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/business/smbs.html

      Um tema interessante para o próximo podcast.
      Abraço!

    • Alvaro Braga Feb 17, 2012

      Esse serviço aí me prometeu um domínio que não aconteceu até hoje. Fui reclamar disso no canal de reclamação deles (getsatisfaction), e eles usaram os recursos avançadíssimos que a ferramenta dispõe para “controle de imagem” e cortaram e minha participação.

      Sei lá, heh, getsatisfaction… meio que na linha da ditadura “like” do Facebook, não dá suporte para insatisfeitos. O yola apoia a idéia, e o mais triste, o Sebrae também.

      Importante sabermos identificar as Globos e PSDB’s poraí, eles não estão sozinhos.

  2. Para mim, o Rubinho é uma subcelebridade mais ou menos do nível das geradas pelo BBB, por ser um piloto de F1 sem maiores realizações em sua carreira ultrafestejada por um segmento específico da imprensa nacional. Então, os estertores do ego dele são pouco relevantes na minha opinião. Contraponto com os campeões brasileiros do automobilismo.

  3. Quanto ao Facebook, especificamente à timeline: achei que (ao contrário do que vocês falaram) ela facilita ao próprio usuário verificar sua vida online em ordem cronológica e fazer a edição dela. Quanto à evasão de privacidade, não tenho dúvida que ela existe, mas também não tenho opinião sobre quais os problemas que dela podem advir.

  4. Google + seu mundo: fico do lado do Caio nessa discussão. E ainda acho que buscar na rede social do usuário aumenta a relevância relativa àquele usuário da busca.

  5. PS: achei os 45 minutos melhor que uma hora!
    Um abraço!

  6. Rodrigo Diniz Feb 1, 2012

    Caio, sobre a paciência com as duplinhas dos jornais televisivos, eu não tenho televisão em casa já vai pra 2 anos e não sinto a mínima falta. Eu gosto de jornalismo opinativo, mas tem que ter cacife pra fazer isso. Não é pra qualquer um. Principalmente os funcionários Bonner Simpson das grandes empresas. Vida longa aos bons blogs!

    A questão da timeline do face (só pra irritar! hehehe) é uma discussão bem interessante. Sei lá, acho que daqui uns 20 anos, depois de várias teses da antropologia, psicologia, sociologia, filosofia, livros etc vamos estar discutindo a mesma coisa, mas outros “problemas”. Esse formato de expor sua vida para um bando de gente que conhecemos (e não conhecemos) de forma tão ampla e facilmente acessível é muito recente. Acho que estamos aprendendo ainda a lhe dar com esse formato de interação social. A questão é que ele potencializa demais as peripécias de uns muitos joselitos. Aí depois a culpa é de invasão de privacidade das redes social.

  7. Sejamos francos: Rubinho virou adjetivo.
    A timeline do facebook organizou as informações para os stalker’s: verdade; mas as pessoas só vão ver o que você publicar. Aí volto à história da praça pública: você diria ou faria em praça pública o que faz no facebook ?
    Sobre o blog essa semana eu encontrei no da empresa que trabalho os aniversariantes estão lá em uma planilha com nome completo, área de lotação e data de aniversário. Já pensou se as pessoas que utilizam o serviço sabem do meu aniversário e resolvem me cumprimentar? Não deve ser legal receber os parabéns de 10 mil pessoas. rsrsrs

  8. Ah! Caio não assiste Globo Esporte!? rsrsrs

  9. Fala Caio e Cabeça, estou atrasado para agradecer pela oportunidade de participar do Ainda Sem Nome e também pelos elogios feitos. Muito obrigado, contem comigo quando for preciso.

    Sobre a Timeline do Facebook:
    Eu achei melhor que antes, no entanto algumas postagens TEIMAM em sumir. Principalmente quando se usa aquela ferramenta para criar enquetes, elas desaparecem. E o controle da ordem da postagem ser central, com aquelas bolinhas, realmente não é legal.

    Sobre o lance de olhar as redes sociais dos candidatos:
    Sim – já deixamos de contratar por olhar algumas postagens de candidatos em redes sociais. E sim, já tivemos problemas por postagens de funcionários. E NÃO, não acho que seja invasão olhar os perfis. Principalmente para algumas áreas que vão lidar diretamente com mídias sociais. Quando contratamos uma pessoa não estamos contratando um robo que acorda, trabalha e volta pra casa. Estamos contratando pessoas, que vão ter que trabalhar com outras pessoas, que terão de trabalhar em equipe e ainda mais, vão ter que lidar as coisas boas e as ruins de trabalhar em um time e atender clientes.

    Blogs corporativos
    Bom, quero comentar sobre a questão de blogs corporativos. Já tem um tempo que ouvi o episódio e me lembro que comentaram sobre o que deve ou não deve ser publicado e sobre o fato de abrir espaço para que outros funcionários escrevam – e que eles provavelmente curtiriam escrever.

    Há algum tempo que estamos com o blog da Bolt no ar e nele a gente coloca quase tudo que acontece dentro da empresa, sendo piada interna ou não. Na verdade a gente meio que se diverte com o blog. Colocando praticamente tudo que acontece dentro da empresa. Seja algo sério, como novos projetos, pesquisas ou o dia que todos resolveram deixar o bigode crescer e sair pra comemorar com um almoço no shopping. E tem sido interessante, pois muita gente comenta que gosta de ler os posts e que dá pra sentir o clima e etc.

    No entanto, quando diz que seria interessante abrir espaço para os funcionários escreverem e que muitos curtiriam escrever. Fazemos isto, e temos uma adesão próxima do zero. Ou seja, praticamente ninguém escreve. Já tentei entender o motivo e ainda não descobri. Uma das explicações que eu encontrei é que muitas pessoas querem ser reconhecidas individualmente pelo seu trabalho, e muitas vezes enxerga o blog da empresa como um certo concorrente. Mas posso estar completamente errado, eu realmente gostaria de ouvir opiniões de outras pessoas.

  10. Joyce Feb 14, 2012

    Minha opinião sobre a timeline: Acho que uma das vantagens deste novo modo de visualizar as informações dos usuários no Facebook é a maior facilidade de reencontrar determinado link ou lembrar de algum acontecimento.
    Ao perceber que tudo que é postado no facebook fica “registrado na história da sua vida” as pessoas podem parar de postar bobagens (seria muito bom rs).
    Quanto á falta de privacidade, acho que não é uma exclusividade da timilene (so fica mais explicita nela) e sim uma tendência da evolução (ou regressão) do homem… a cada dia que passa a vontade de “aparecer” a qualquer custo aumenta. As pessoas gostam de serem vistas e também querem observar a vida alheira. Este fato pode ter ajudado na popularização do Facebook e do BBB.

Ainda Sem Nome © 2015