Olá! Aqui estou de volta para o nosso décimo sétimo episódio do Ainda Sem Nome! Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Alexandre Estanislau que prontamente atendeu ao convite do Felipe Cabeça e aceitou participar do último episódio enquanto eu estava ausente. Valeu, cara!

Neste episódio de número 17, falamos dos seguintes assuntos:

1 – Fizemos uma pequena reflexão sobre um post no blog do Bruno Milagres (link abaixo). O assunto: lançamento da plataforma de editoração e comercialização de livros da Apple.

http://www.youtube.com/watch?v=H1m142zd94c
http://brunomilagres.com.br/?p=512
http://gigaom.com/2012/01/19/do-we-want-textbooks-to-live-in-apples-walled-garden/
http://www.informationweek.com/news/software/productivity_apps/232500227

O prêmio para quem “der um joinha” em nossa página no Facebook: http://www.youtube.com/watch?v=W8-qxAZMIiI

2 – Já fomos mais inteligentes?
http://www.treta.com.br/2012/01/a-era-da-piada-interna-global.html

A declaração (e as consequências dela) do Schmidt sobre as TVs e o Google TV
http://www.theverge.com/2011/12/7/2618225/eric-schmidt-le-web-paris-google-tv-majority-all-tvs
http://www.forbes.com/sites/tomiogeron/2012/01/10/ces-googles-eric-schmidt-on-android-google-tv/
http://latimesblogs.latimes.com/technology/2012/01/television-makers-push-google-tv-at-ces.html
http://www.eweek.com/c/a/Search-Engines/CES-Google-TV-Powers-Sony-Vizio-Bluray-Players-Media-Streamers-429462/

3 – Megaupload e SOPA
http://www.forbes.com/sites/erikkain/2012/01/23/if-you-thought-sopa-was-bad-just-wait-until-you-meet-acta/
http://www.pcworld.com/businesscenter/article/248586/sopa_and_pipa_what_went_wrong.html
http://www.washingtonpost.com/blogs/ezra-klein/post/does-the-megaupload-takedown-prove-that-sopa-is-unnecessary/2012/01/23/gIQAi7A0KQ_blog.html
http://informationweek.com/news/security/client/232500305
http://www.techtudo.com.br/platb/internet/2012/01/18/muito-ajuda-quem-nao-atrapalha/
http://theoatmeal.com/sopa
Curtiu? Não curtiu? Comente!

Ah, antes que eu me esqueça, a trilha sonora veio daqui: Music by DanoSongs.com

 

Leave a Reply

7 comments on “Ainda Sem Nome #17 – iBooks, Carlos Nascimento e SOPA

  1. Rodrigo Diniz Jan 24, 2012

    O problema não é discutir BBB, ou Luiza no Canadá, ou a Razão Pura do Kant (Já tentei ler na faculdade, achei um porre e não entendi bulhufas!). O problema é ocupar o espaço jornalístico da TV pra isso. Esse espaço é que já foi, ou deveria ser, mais inteligente. Achei bacana a bola que o Carlos Nascimento levantou e interpretei nesse sentido, do espaço jornalístico ser mais inteligente (por estar em outra emissora, diga-se de passagem). Se ele tivesse na globo, duvido que ele recusaria dar a notícia e pedisse pra sair.

  2. Mt boa a discussão.
    Sobre a Apple, acho q ela sozinha não revoluciona nada, mas sim os ecossistemas que ela cria. Se isso funcionar para a educação (e eu torço para isso), como funcionou para o entretenimento, eu acharei ótimo. Concordo com o Caio que não teve nada de novo na apresentação da semana passada. Mas as coisas todas juntas, conversando entre si, e trazendo o mercado para participar (mesmo que ainda com as restrições) é um modelo que caminha para se não uma revolução, ao menos uma renovação.

    Sobre os memes, eu curto deveras estas bobeiras, independente do veículo. E acho que não somos mais ou menos inteligentes. Mas podemos ser mais bem humorados.

    Sobre o Megauploads eu passo. Não tenho uma posição ainda pois acho que é uma discussão muito maior e envolve um assunto que ainda não está muito bem delineado – até onde vai um crime virtual. A cobertura do assunto foi – e está sendo – bem fraca até então.

    Melhoras para você Caio. Abraço.

  3. Fabiano Cancela Jan 25, 2012

    Sobre o MegaUpload: O Kim Dotcom é sim bandidão. Ele não era dono de um site onde ocorria pirataria. Ele abertamente incentivava, dava bônus em dinheiro e tinha programas de afiliados para incentivar que os arquivos piratas fossem para lá. Lucrava alto com estes arquivos. E ainda usava o esquema todo para lavar dinheiro. Não eram apenas crimes de direito autoral. Longe disso.
    Levava vida extravagante, comprava carrões, morava em mansão cinematográfica e se achava acima da lei por estar fora dos Estados Unidos.
    O Kim Dotcom é sim babaca e fanfarrão, Cabeça.
    Muito cuidado antes de sair em defesa do MegaUpload. Não é um caso de “indústria do entretenimento contra o a internet”. É um”polícia contra bandido”. Mas um bandido que fazia dinheiro na internet.
    Só porque você gosta de um serviço, não significa que ele seja legal, ou que as pessoas responsáveis por ele sejam bacanas.

    • Felipe Jan 25, 2012

      Oi, Fabiano.

      Não estou defendendo o MegaUpload tampouco o Kim Dotcom e também sei lá se o cara é bacana. Só acho perigoso pegar UM serviço e jogar todos os outros no mesmo balaio, de “polícia contra bandido”.

      Obrigado pelo comentário e a casa é sua também!

      Abraço!

  4. Na minha opinião a formação de memes ( e mesmo a troca de avatares) e coisas do tipo é uma mostra, tipo uma preparação, para uma nova forma de se formar opinião. Antigamente todo mundo repetia a piadinha do Chico Anysio que passava na Globo. Agora a galera sacaneia a “Luiza que tava no Canadá”.

    Sobre a educação e novas tecnologias: as instituições de educação são o treco mais reacionário que existe na face do planeta. Por enquanto as escolas anunciam que vão dar tablets para alunos, só para atrair atenção. Mas a mudança está em andamento. Com as novidades da neurociência, somadas á tecnologia da informação, a educação deve mudar de fato.

  5. Helena Belintani Shigaki Jan 31, 2012

    Ótimos comentários! É muito bom ouvir a opinião de vocês, bacana!

    Sobre o caso da “inteligência”, só sei que o resumo da semana que estavam falando era esse:
    Luiza era aquela moça que foi estuprada no BBB e engravidou de quadrigêmeos, depois fugiu pro Canadá no Cruzeiro que afundou.

    Ou seja, tirando a parte do navio.. Tudo foi informação inútil. E nos telejornais de hoje em dia, 50% é reaproveitável, na minha opinião.. Nossa, está muito ruim! E, ainda mistura com a falta de informação das pessoas e vira esta bagunça!
    Quem quiser se informar melhor, lê um jornal impresso, revista.. além da TV. Quanto mais fontes (de qualidade), melhor!

    Sobre o SOPA, sou contra. Mas também sou contra àquela pessoa que só faz download e compra produto pirata. Aí é moleza demais!

Ainda Sem Nome © 2015