Vigésimo terceiro episódio! Ficamos uma semana sem gravar e aposto que você nem sentiu falta, né?

Enfim. Vamos a este que – modéstia à parte – foi um dos episódios mais divertidos de se gravar. Acredito que o motivo tenha sido a conversa preliminar que tivemos antes de iniciar as gravações tenha apimentado a coisa 🙂

But I digress…

Para começar este episódio, vamos aos agradecimentos aos comentadores de nossa última edição. Joyce Kelly, Getúlio Suarez, Lucas Cancela, Narcélio Filho e Everaldo Vilela.

Nosso primeiro assunto do dia é uma recomendação do Dica do Herbert (3Bits): Publicidade em blogs.

Amiguinhos,

Li esse texto hoje e achei interessante: http://whosthemummy.co.uk/2012/03/top-5-amazing-pr-offers.html

 

Acho que pode servir para uma discussão sobre a maturidade da “mídia” blog, e se ele deve ser pensado sim como mídia pelo blogueiro.

Caio, um bom assunto para repetir sua frase classica: “a latrina da reputação dos blogueiros”. 🙂

 

Abraços,

Herbert

Então, Herbert! Achei bem interessante esta sua recomendação. Tanto que falei um bocado sobre o assunto. Para contextualizar o papo sobre a bomba plantada para me detonar, eis:
The bomb has been planted (a referência vem daqui):
http://techbits.com.br/2007/como-foi-o-blogcamp-mg-uai/
http://pvilla.com/saldo-final-do-blogcampmg-2007/
http://www.brunodulcetti.com/blog/2007/11/19/retrospectiva-blogcamp-mg.html

As referências ao Om Malik devem levá-los a estes endereços:
http://om.co/
http://gigaom.com/2011/11/26/10-years-gigaom/

Segundo assunto também foi escolhido graças a uma recomendação do Herbert: Pinterest.

The next revolution will be image-based.

 

Just as mobile has driven home the understanding that interactive experiences are way beyond hyperlinks, so is Pinterest a wake-up call that content really is no longer just text on a screen.

 

I really don’t know if Pinterest will be the next great social network or not. Nobody does.

 

But I sure believe the next big winner will help people wield rich media and graphics. That makes the future more like Pinterest than perhaps anything else.

 

Vem daqui: http://econsultancy.com/us/blog/9292-how-does-pinterest-make-money-and-are-business-models-really-all-that

Durante as conversas sobre este assunto, fizemos referência ao NoAgenda, o melhor podcast do universo. O link está aqui: http://www.noagendashow.com/

E então, o que você achou deste episódio? Tínhamos a esperança de que os assuntos renderiam e, por isso, fizemos o episódio apenas com dois assuntos. No entanto, nossas esperanças foram por água abaixo com a verborragia proporcionada pelos assuntos. De qualquer forma, acho que ficou bastante interessante. Não deixe de comentar!

Para não perdermos o costume, a trilha veio daqui: http://www.danosongs.com/

 

Leave a Reply

3 comments on “Ainda Sem Nome #23 – Publicidade em blogs e Pinterest

  1. Como toda plataforma, o Pinterest ainda está na fase hype. Eu pessoalmente achei “muito bem feitinho”. Tem tbm a versão ‘macho’ do hype: o http://manteresting.com/ :o)

    Eu chutaria que o segredo para elas é sobreviver a orkutização (rs). Acho que o Twitter sobreviveu e o Fb está na luta. A TV paga não sobreviveu. O Blog parece ter sobrevivido. O Tumblr virou canal pornô hehe. O G+ ainda está as moscas (infelizmente). E vem mt mais por ai (vai vendo).

    Gd abraço.

    P.S.: se fizerem uma versão “por detrás dos microfones”, com “supressão de palavras de baixo calão” e menos formalidade, eu aposto que dá mais audiência – quem sabe até anunciante :o)

  2. acabei de ouvir esse episódio e venho defender o pinterest (sim, eu sei, eu sou mulher, mas mantenham a mente aberta…)

    eu tive MUITA resistência ao pinterest no começo, exatamente pelo que vcs falaram: mais um lugar pra eu seguir as mesmas pessoas, isso não será redundante? até que me rendi e me viciei. como toda ferramenta, tudo depende do uso que fazemos. se seguimos as mesmas pessoas e replicamos os mesmo conteúdos, realmente, não acrescenta nada. mas é uma ferramenta ótima pra colecionar imagens e referências! conheço muita gente que tinha mania de ir colecionando no hd imagens bacanas que via na web, eu mesma sempre tive vontade mas sempre me perdia na minha falta de organização. com o pinterest é possível colecioná-las na própria web, separando por temas, com a possibilidade de pôr um comentário sobre a origem ou informações adicionais. pode ser para diversão, para informação, para militância, para trabalho, e certamente para muita coisa que nem me ocorreu ainda.

    para designers, acho sensacional! suponhamos que eu vá fazer uma capa de livro sobre sei lá, o rio de janeiro. posso abrir um álbum só pra ir colecionando referências visuais diversas sobre a cidade, fotos clássicas, inusitadas, detalhes da arquitetura, símbolos marcantes, enfim. um brainstorm de imagens. posso até não usar nenhuma delas depois, mas certamenta elas ajudam a embasar minha criação.

    para quem planeja festas ou vai mudar de casa, dá pra colecionar mil dicas de decoração e soluções criativas. quem gosta de reciclagem, pode colecionar imagens de novos usos para materiais descartáveis. quem gosta de cozinhar pode colecionar receitas ilustradas. tenho um amigo fotógrafo que fez lá seu portfolio, e também compartilha fotos bacanas de outros. (ele nem me segue, só segue fotógrafos, e acho bacana essa liberdade de montar sua rede de acordo com os interesses de conteúdo, não de amizade)

    outra coisa que me fez pensar: a ferramenta para dar certo precisa necessariamente funcionar para as empresas? pq existem outras formas do próprio pinterest monetarizar depois, se for o caso, mas uma rede não pode ser um sucesso e permanecer apenas no nível pessoal? eu até acho que o pinterest tem potencial pra empresas sim. nunca será um facebook, mas é uma ótima vitrine. só não sei se a possibilidade de uso por marcas deveria ser fundamental pra definir se ele se firma ou não.

    enfim, eu sugiro vocês darem uma chance, nem que seja pra não gostar já tendo conhecido. outra vantagem é que ele é muito fácil de usar, mas pra quem não entendeu ainda como funciona, achei aqui um link simples mas que explica direitim: http://diadefolga.com/pinterest-a-rede-social-do-momento/

    (e, claro, se alguém quiser ver, meu mural é o http://pinterest.com/cmscotti/)

    abs procês!

  3. Alvaro Lourenço Apr 21, 2012

    Caio, bacana demais suas palavras acerca do ‘viés velado’ de alguns canais. É o tipo de discussão que vemos muito na comunicação, mas que por algum motivo não é abordado na sociedade geral.

    Acaba que as pessoas acreditam na imparcialidade desses canais, e o que era pra ser utilidade pública vira desinformação. O que é uma bandidagem, vamos concordar.

    Parabéns novamente.

    Abraço!

Ainda Sem Nome © 2015