Preâmbulo: Conforme falamos na edição 50 do Ainda Sem Nome, este ano vamos investir também em outras formas de conteúdo. Pra começar, um bom e velho post.
É engraçado falar de criação de conteúdo em um site sobre, a grosso modo, criação de conteúdo. Mas, existe um dilema sobre este assunto quando esta criação precisa acontecer dentro de empresas. Por experiência própria, acho que este dilema é ainda maior no segmento de b2b. Ou seja, muitas vezes você identifica empregados que poderiam contribuir para qualquer publicação, seja o blog, um artigo ou um whitepaper. Mas sempre aparecem dois problemas: Ou não encontram tempo ou não se sentem motivadas para isso.
Ou elas têm um milhão de obrigações diariamente e não querem se comprometer com um conteúdo para o blog. Ou acham que não são boas o suficiente, ou tem vergonha, ou não sabem escrever, ou não veem importância naquilo, a lista é grande. E eu não as culpo. Sem um bom planejamento, fica um pouco complicado convencer as pessoas que dominam o core business do negócio.
E como incentivar seus colegas de trabalho a compartilhar este conhecimento? Catequizá-los feito o monge de Age of Empires II? Seria uma alternativa bem humorada. Mas acredito que a melhor abordagem é falar dos benefícios, ou seja, como isso pode ser bom para a carreira do autor. Um exemplo prático. Dos três posts que fiz para o blog da empresa onde trabalho, um foi compartilhado pelo @maurosegura e outro está em uma trilha de aprendizagem de um cliente, disponível para mais de 100 mil alunos desta empresa. (O terceiro, coitado, ficou ali, quietinho). Este um caminho, mas é só o começo deste planejamento.
Para melhorarmos este cenário, recomendo ler estes dois links: How to Cultivate a Content Culture at Your Company e Kit Gratuito para Gestão de Conteúdo – Guia de frequência + Calendário de Publicações da Resultados Digitais, nossos convidados na edição 39 do podcast.
Pretendo compartilhar com vocês os próximos passos desta empreitada. E deixo a pergunta: O que vocês fazem (ou o que vocês fariam) para incentivar a produção de conteúdo dentro da sua organização?